segunda-feira, 3 de maio de 2010

Reflexão


Na passada aula de História, dia 30 de Abril, estivemos a debater um assunto pelo qual me interesso muito. Após falarmos sobre hegemonia polítco-militar dos Estados Unidos, começámos a referir-nos ao actual presidente norte-americano, Barack Obama. Quem introduziu o tema foi, se não me engano, alguém que se indignou acerca do abuso de poder e os jogos políticos que levam a desastres como o de 11 de Setembro. A morte de várias pessoas inocentes em prol de mais um poço de petróleo ou de mais um pedaço de território. Já não é a primeira vez que me choco com acontecimentos destes e ainda me admiro como é que ainda consigo conservar ingenuidade suficiente para me espantar com certas ocorrências políticas que se passam em meu redor. A guerra do Vietname, aquando do decorrer da Guerra Fria, foi o exemplo perfeito de sacrifícios humanos com o intuito de alguém dominar mais território e ter, consequentemente, mais dinheiro.

Ora, este começo de conversa levou-nos à presidência de Barack Obama. Falámos de que recentemente enviou mais tropas para o Afeganistão; de que foi eleito para limpar determinadas acções que o resto do Mundo começou a ver com maus olhos; de que é pressionado por outras pessoas com interesses; de que está a perder apoiantes, já que alguns apenas votaram para ajudar a limpar a dita imagem americana; entre outras opiniões.
Eu recuso-me a acreditar em certas coisas que se dizem de Obama... Ou melhor, recuso não, porque se calhar é uma palavra muito forte. Eu tento não acreditar em determinadas coisas que se dizem por aí. Este presidente americano representa, para mim, demasiados factores que não devem ser ignorados. É um símbolo de inspiração e um exemplo que eu procurava há algum tempo. Representa a concretização de muitos sonhos e objectivos e luta pelos interesses de muitas pessoas que são desfavorecidas hoje em dia. Tem um carácter muito humano e (embora pareça errado dizer isto) discursa sempre muito bem e diz as palavras certas e verdadeiras, e não apenas as que muitos querem ouvir. Já fez coisas boas pelos americanos e não se fechou ao resto do mundo como tantos diziam que faria! Na minha opinião, Barack Obama está no caminho certo. Ainda não fez muita coisa, mas por alguma razão isso é.



No debate em aula, surgiu ainda a dúvida que se encontra cada vez mais em muitas cabeçinhas: como é que se podem acabar com os interesses por trás deste tipo de personalidades? Não sei responder a esta questão, oxalá soubesse. Mas é para isso que nos cultivamos, é para isso que estudamos, para combater este tipo de acções e a ignorância que leva muita gente a dizer que o presidente americano é socialista, marxista, totalitarista e parecido com Hitler porque fala muito bem ...


Nunca ouviram a expressão Money makes the world go around...?


_______________________________________


Aqui ficam alguns links para ouvirem Barack Obama a discursar em duas situações diferentes:





Sem comentários:

Enviar um comentário